sábado, 9 de maio de 2009



O garoto norte-americano, Christopher Maurice Brown, mais conhecido pelo seu nome artístico de Chris Brown, é filho de Joyce Hawkins e Clinton Brown. Um adolescente da pequena cidade de Tappahannock (Virgínia) que nasceu em 5 de maio de 1989 e que conquistou seu espaço como cantor e dançarino de hip-hop, pop e R&B.

Começou sua carreira musical se apresentando ainda pequeno em shows de talentos com os primos, sempre tendo como inspiração grandes nomes da música, como por exemplo, Sam Cooke, Stevie Wonder, Donnie Hathaway, Michael Jackson e Usher. Aos 13 anos, quando já tinha escrito várias letras de rap, foi quando Chris e sua mãe perceberam que ele podia cantar, e iniciaram uma verdadeira maratona em busca de produtores, até encontrarem o produtor que impulsionou a carreira do jovem americano: Scott Storch.

Assim, a carreira de Chris emplacou de vez com sucessos arrebatadores do primeiro álbum, lançado em 2005, que iria se chamar “Young Love”, mas acabou sendo usado o nome “Chris Brown”. As letras falam basicamente de paquera e de jovens apaixonados. No primeiro album Chris trabalhou com Scott Storch, The Underdogs, Dre & Vidal, Bryan-Michael Cox, Bow Wow, e Jermaine Dupri.

As músicas “Run It” (com participação de Juelz Santana) e “Yo (Excuse Me Miss)” chegaram ao topo da lista da Billboard, além de embalar pistas de danças do mundo todo. “Run It” atingiu o 1º lugar da parada dos Estados Unidos em 15 de Novembro de 2005 e permaneceu por 5 semanas na mesma posição. Com “Run It” Chris se tornou o primeiro artista masculino a estrear com uma música em 1º lugar na Billboard Hot 100. Chris Brown vendeu mais de 3 milhões de cópias do álbum, sendo 2 milhões de cópias só nos Estados Unidos.

Dois anos depois, foi lançado o álbum “Exclusive”. "Exclusivo é algo que nem todos podem ter", diz Chris, explicando o título. "Sinto que é um álbum especialmente para meus fãs. Não é para os críticos...”, “... É apenas para aqueles que realmente querem ouvir minha música". Com o fracasso de “Wall To Wall” nas paradas dos Estados Unidos (apesar do grande sucesso no Brasil), o álbum teve o lançamento adiado de Agosto para Outubro, mas acabou sendo lançado em 3 de Novembro de 2007, após o single “Kiss Kiss” (com T-Pain) estourar nas paradas. Pouco tempo depois, Chris lançou o terceiro single, "With You", produzido por Stargate. A música, uma das primeiras escritas somente por ele, chegou a nº1 no top do TRL sendo o quinto single Top 10 do cantor nos Estados Unidos, mostrando ao mundo sua autonomia e seu amadurecimento musical.

E para o agrado dos fãs, no dia 3 de Junho de 2008 foi lançada uma edição especial do álbum nomeada “Exclusive: The Forever Edition”, aproveitando para promover o single “Forever”. O álbum teve um novo encarte e ainda um DVD bônus, chamado Chris Brown On Tour. Ao mesmo tempo, o single “Take You Down” foi distribuído, porém somente para as emissoras mais centradas no r&b. Na nova versão, foram incluídas quatro faixas novas, entre elas um remix de "Picture Perfect", com a participação de Bow Wow e Hurricane Chris, e "Superhuman", com Keri Hilson. “Down”, com Kanye West, chegou a ser citada pelo próprio Chris como possível faixa a se tornar single, mas acabou não sendo lançada.

No American Music Awards 2008 o cantor levou o prêmio mais importante, o de "Artista do Ano", assim como levou as estatuetas de "Melhor cantor de POP" e "Melhor cantor de R&B" além de concorrer a Grammys no mesmo ano, não necessariamente por músicas próprias.

Mas Christopher Maurice Brown também vem representando bem fora da área musical, além de envolver-se em trabalhos de caridade. Ele tem sido um incrível colaborador do St. Jude Children's Research Hospital, reconhecido internacionalmente por seu trabalho pioneiro em encontrar cura e salvar as crianças com cancro e outras doenças catastróficas. Além disso, não se pode deixar de lado a participação na televisão e em filmes também. Na TV Chris já apareceu em “One on One”, “The O.C.”, “The Brandon T. Jackson Show”, “Sesame Street” e em “The Suite Life of Zack and Cody”. Já em filmes, teve uma pequena participação em “Stomp The Yard” e depois marcou presença como protagonista no filme “This Christmas”. Ultimamente, Chris Brown tem escrito e produzido músicas para outros nomes do hip-hop, pop e R&B, além de colaborar e participar de várias músicas e vídeos de alguns rappers.


Edição: Rafael Ricardo / Rodrigo Cardoso

Fonte: SONY & BMG